terça-feira, 28 de agosto de 2012

LUTADOR DA SEMANA: Anderson "The Spider" Silva

O lutador da semana escolhido é Anderson "The Spider" Silva.
Anderson, o campeão dos pesos médios do UFC, considerado por muitos (e quase todos) o melhor lutador pound for pound (peso casado) de todos os tempos é nosso, é brasileiro. 
Nascido em São Paulo no dia 14 de abril de 1975, foi morar ainda muito pequeno com sua tia, em Curitiba, Paraná. Foi lá onde Anderson cresceu e conheceu as artes marciais, começando a treinar Taekwondo ainda pequeno. Depois de um longo período praticando essa modalidade, conheceu e se apaixonou pelo Muay Thai. Por muitos anos dividiu seus esforços entre o trabalho no McDonald's de Curitiba e as aulas que dava na academia onde treinava. Antes de decidir se tornar um lutador profissional das Artes Marciais Mistas, Spider tinha o sonho de ser jogador de futebol, tendo inclusive feito testes para entrar no Corinthians. Ainda bem que ele não foi aprovado...
Além de faixa preta em Taekwondo, Anderson também é faixa preta em jiu-jitsu, graduado pelos irmãos Nogueira, Rodrigo "Minotauro" e Rogério "Minotouro", da Team Nogueira, equipe que Anderson representa até hoje.




Possui um cartel vitorioso de 30-4-0 (V-D-E), é um striker excelente e possui golpes inusitados, fazendo seus adversários ficarem sempre em estado de alerta, pois um golpe novo pode sair de qualquer lugar a qualquer momento.
Com 37 anos de idade, tem 1,87m e 84kg. Recebeu o apelido "The Spider" numa luta do evento Pride, no Japão, quando a locutora do evento o apresentou assim na sua entrada no ring, devido a sua adoração pelo personagem homem aranha e o apelido permanace até hoje.
Iniciou sua carreira em eventos nacionais como o Brazilian Freestyle Circuit, Mecca, Shooto, Conquista Fight e partindo para eventos internacionais como o Pride, Gladiator FC, Cage Rage, Rumble on the Rock e UFC.
Teve sua estréia no UFC Fight Night 5, em 28 de junho de 2006, vencendo por knock out no primeiro round o favoritíssimo Chris Leben. Após este surpreendente resultado - para o público que ainda não conhecia o talento do nosso Spider - ele teve a oportunidade de enfrentar o então campeão Rich Franklin no UFC64, em 14 de outubro de 2006. Anderson venceu o combate também no primeiro round por knock out, se tornando campeão da categoria dos pesos médios do UFC, posto que o pertence até hoje.  Anderson é recordista em defesas de cinturões, tendo sido desafiado por 13 vezes, obtendo 100% de sucesso, enfrentando grandes nomes do esporte como Travis Lutter, Nate Marquardt, Dan Henderson, James Irvin, Patrick Cote, Thales Leites, Forrest Griffin, Demian Maia, Chael Sonnen, Vitor Belfort e Yushin Okami.


Sua última luta foi no UFC149, em Las Vegas, numa revanche contra o americano (falastrão) Chael Sonnen, onde Anderson o derrotou novamente, desta vez por TKO (nocaute técnico) no segundo round. Seu próximo desafio ainda não tem data nem adversário definido, mas provavelmente será no início do próximo ano. O combate entre Anderson Silva e o canadense Georges Saint-Pierre, que vem recebendo muita atenção da mídia ultimamente, tem tudo para acontecer. Embora sejam de categorias diferentes, Anderson é campeão dos médios e Saint-Pierre campeão dos meio-médios, é um combate que Dana White quer muito que aconteça e Spider anunciou que por ele está aceito o desafio. Agora teremos que esperar o retorno de GSP ao octógono contra Carlos Condit e após isso, acho que poderemos ver esse duelo que sem dúvida será muito interessante. Assim como Anderson Silva não aceitou subir de categoria para enfrentar Jon Jones, não sei se GSP aceitará subir para pegar o tão temido Spider. Veremos...




Para quem gosta sobretudo de MMA, deixo aqui uma dica de leitura, o livro Anderson Spider Silva. É um livro curto, com leitura fácil e muito interessante pra quem curte ele e este mundo das lutas. Acho que é muito válido sobretudo para sabermos um pouco mais sobre tudo que um cara simples e humilde teve que enfrentar para chegar no topo... e mostrar que isto é possível, apesar de todas as adversidades da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário