O lutador dessa sermana é Jacob Christopher Ortiz, nosso velho conhecido Tito.
Americano da California, nascido em Huntington Beach, recebe o apelido de bad boy devido ao seu comportamento, sempre marrento. Tito nasceu no dia 23 de janeiro de 1975, tem 37 anos, 1.90m, 93kg e tem uma das entradas até o octógono mais empolgantes do MMA, sempre carregando uma bandeira que tem os Estados Unidos de um lado e o México de outro, já que é descendente de Mexicano (seu pai é mexicano e sua mãe é americana).
Num total de 27 lutas, Tito tem um cartel positivo de 17-11-1 (V-D-E). Estreou no UFC13, dia 30 de maio 1997, vencendo seu adversário Wes Albritton por KTO, nocaute técnico. Em sua sexta luta pelo evento, no UFC25, dia 14 de abril de 2000, Ortiz ganhou o cinturão dos Pesos Meio Pesados vencendo o brasileiro Wanderlei Silva, por decisão unânime dos jurados. Permaneceu detentor do cinturão da categoria por 3 anos, quando perdeu para o também americano Randy "The Natural" Couture, no UFC44, dia 26 de setembro de 2003, por decisão unânime. Alguns anos depois, Tito teve a chance de resgatar o cinturão para suas mãos novamente, em combate com o então campeão Chuck "The Iceman" Liddell, no UFC66, em 30 de dezembro de 2006, mas não teve a mesma sorte, perdendo o combate por KTO no terceiro round. Depois disso, o Bad Boy Californiano não conseguiu mais ser o mesmo, empatando com Rashad Evans no UFC73, perdendo suas 3 próximas lutas, para Lyoto Machida, Forrest Griffin e Matt Hamill. Em 02 de julho de 2011, Tito enfrentou Ryan Bader no UFC132, jovem promessa do UFC na época, vindo embalado por boas vitórias, mas Tito mostrou o grande lutador que era vencendo o favorito por finalização no primeiro round. Já no final de sua carreira, Tito foi derrotado por Rashad Evans no UFC133 e por Minotouro Nogueira no UFC140. Após tantas derrotas, Tito resolveu encerrar sua carreira no UFC148, dia 07 de julho de 2012, em Las Vegas, enfrentando um conhecido adversário, Forrest Griffin. Para a maioria das pessoas que assistiram ao combate, incluíndo o presidente do UFC Dana White, Tito venceu a luta, porém os jurados viram o combate de maneira diferente, dando a vitória para Forrest por decisão unânime. Eu tive a oportunidade de assistir ao vivo a este UFC148 e sem dúvidas, assim como a grande maioria do público que vaiou bastante, achei incoerente a decisão dos juizes, pois Tito foi muito mais agressivo e contundente durante o combate, tendo derrubado Griffin por mais de uma vez, aplicando alguns knock-down.
Apesar deste final de carreira com muitas derrotas, Tito foi até o seu limite presenteando os fãs de MMA com suas lutas sempre muito empolgantes. Foi um lutador muito polêmico, nunca mediu as palavras para defender suas opiniões, tendo inclusive brigado com Dana White por alguns anos de sua carreira, quando foi afastado do UFC.
Tito iniciou sua carreira de lutador durante a faculdade, sendo campeão de Wrestler pelo estado da California por duas vezes. Entrou para o MMA depois de ser sparring (companheiro de treino) de David "Tank" Abbott, entrando para sua equipe logo em seguida.
Tito é conhecido por seu preparo físico impecável e por fazer lutas agressivas, tendo sua maior arma no ground and pound, onde era praticamente imbatível quando caia por cima de seu adversário. Conhecido também por seu cotovelo "afiado", que já fez estrago em muitos oponentes.
Devido a sua grandiosa carreira, onde detém o recorde de defesas de título pela categoria dos Pesos Meio Pesados e por ser uma das maiores personalidades do esporte, Tito entrou para o Hall da Fama do UFC, no dia 07 de julho de 2012, no UFC Fan Expo em Las Vegas, antes da luta que encerrou sua carreira. Tito é o nono lutador a ser introduzido ao seleto grupo do UFC Hall of Fame, se juntando a Matt Hughes, Charles "Mask" Lewis, Mark Coleman, Royce Gracie, Ken Shamrock, Dan Severn, Chuck Liddell e Randy Couture.
Nenhum comentário:
Postar um comentário